01 março 2011

O semianalfabeto Tiririca vai integrar a comissão de Educação da Câmara

Pior do que estava ficou. O semianalfabeto Tiririca vai integrar a comissão de Educação da Câmara

O deputado federal que teve de provar na Justiça que não era analfabeto para tomar posse volta a assombrar o país. Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), irá mesmo participar da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Surgido no picadeiro e alçado a Brasília como o parlamentar mais votado do Brasil, com 1,3 milhão de votos em São Paulo, o palhaço foi confirmado , nesta sexta-feira, como membro titular do grupo.

A comissão será presidida por Fátima Bezerra (PT-RN). Tiririca foi indicado pelo partido e sua participação foi confirmada pelo líder do PR, Lincoln Portela (MG). Assim que assumiu o mandato, Tiririca havia revelado, meio à brinca, meio à vera, que desejava integrar a comissão, como revelou a coluna "Extra, Extra!", no último dia 2. Muitos acharam que era piada. Grande engano.

Procurado, Tiririca não quis falar sobre o assunto. Segundo Lincoln Portela, ser humorista credenciou o deputado-palhaço ao posto:

— Ele foi indicado pelo fato se ser um humorista de êxito no Brasil. Evidentemente que esperamos que ele tenha ideias principalmente na área de cultura. Se ele não fosse a personalidade que é e não tivesse a tremenda audiência junto aos eleitores, ele não seria escolhido. É claro que esperamos as ideias sem apelações. Ele mostrou que é um homem gabaritado, uma pessoa alegre e um ótimo interlocutor junto à sociedade.

De mau gosto

No Rio, a novidade soou como piada de mau gosto para dois ex-secretários estaduais de Educação.

— Acho que os deputados têm que avaliar se não há outros com experiência na área, como ex-reitores e professores. Apesar do direito dele, não é o melhor nome. Falta conhecimento a ele. Se educação é um assunto muito complexo para quem entende, imagine para quem não é do ramo — afirmou William Campos, atual titular da pasta em Petrópolis.

— Acho que ele deveria ficar de fora das comissões até aprender o que é ser parlamentar e não trazer prejuízo à educação do pais, porque, ao contrário do que ele pensa, pode piorar — disparou Cláudio Mendonça, hoje secretário em Niterói.

Já a secretária de Educação do Rio, Claudia Costin, foi sucinta:

— Fiquei triste.

 Para ex-secretário, deputado não tem compromisso

Fazendo da campanha eleitoral um picadeiro eletrônico na televisão, Tiririca se promoveu com o bordão "pior do que tá, não fica". Fantasiado a caráter, o humorista se tornou um fenômeno de votos. Não satisfeito, admitiu para o respeitável público que não tinha a menor ideia do que seria o trabalho de um parlamentar:

— Você sabe o que faz um deputado federal? Eu também não. Vote em mim que eu te conto.

Na opinião de Cláudio Mendonça, Tiririca exagerou na galhofa e não teria credibilidade para integrar a Comissão de Educação.

— O relacionamento dele com a educação não é a questão. Ser ou não analfabeto não é o fato mais grave que o descredenciaria a participar da comissão. Para mim, o problema principal foi ele ter se apresentado à população como uma pessoa que desconhece o papel do parlamentar e se mostrar orgulhoso disso, em vez de se informar, estudar e procurar saber o que faz um deputado — afirmou o secretário de Educação de Niterói, antes de arrematar: — Isso mostra o descompromisso dele. Ele não sabe e não quer saber o que é ser um deputado. Isso é um total absurdo.

Se os secretários de Educação das principais cidades do Rio desaprovaram a indicação de Tiririca, a reação à sua escolha não foi diferente entre os professores.

— Isso é a banalização da política pública de educação, um total desrespeito — critica o coordenador-geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe), Danilo Serafim:

— Na verdade, o Tiririca é um sem-diploma que usurpa a educação para fazer política. Ele é mais um a fazer isso. Esse é o tratamento que a educação recebe dos Tiriricas da vida no país, que tratam o caso como querem, com descaso. Isso não é nenhuma novidade. A responsável por isso e por essa crise educacional é a classe política.

Ah, sim. Tiririca quer mais e já pediu para integrar, como suplente, a de Turismo e Esportes. Romário (PSB-RJ), o vice-presidente, que se prepare.

Fonte

http://www.policialbr.com/profiles/blogs/o-semianalfabeto-tiririca-vai#ixzz1FKxAgoGr

Nenhum comentário: