01 março 2011

Risco de morte p/ moradores de edificação de mais de 3 (três) andares em Dourados.

Moradores de edificação com mais de 3 (três) andares correm risco de morte em Dourados.

O Corpo de Bombeiros não tem equipamento adequado para combater incêndios de grandes e médias proporções em edifício em Dourados ,foi o que me confidenciou um Oficial.
O aumento de construção de edificações com mais de 3(três) pavimentos é crescente em nosso município como se pode notar, mas e quanto a segurança dos mesmos o que dizer.
É sabido que tosos prédios tem uma reserva estratégica de agua para uso em caso de incêndio, mas o que se vê é a utilização para o uso domestico dessa reserva estratégica.
As mangueiras em sua maioria estão com sua validade vencidas ou furadas devido o mau uso, extintores também, isso sem contar que a grande maioria dos moradores ou trabalhadores desses imóveis não estão preparados para conter um incêndio em edifício.
A coisa, portanto, é mais grave do que se possa imaginar. Está em jogo o grande risco de se ter que chorar além de grandes prejuízos materiais, a perda de vidas de inocentes.
Sim. Porque os sinistros de incêndio podem ocorrer por vários motivos, descargas elétricas da natureza, por curto-circuito (nas edificações ou na rede elétrica), por falha humana, negligência e imperícia, também.
É óbvio que ninguém deseja ver um estabelecimento comercial ou residencial, - estejam eles onde estiverem -, ardendo em chamas e seus moradores em pânico total, como já se viu acontecer em tantas e tantas cidades brasileiras.
Porém, é melhor prevenir do que remediar.
Entende-se assim, sobre Porto Velho, porque se ocorrer um incêndio em algum prédio com mais de quatro pavimentos e as pessoas ficarem isoladas na parte superior da edificação, se estará diante de uma catástrofe de proporções incalculáveis. Ou não?
É que o Corpo de Bombeiros não possui um caminhão equipado com Escada Magirus. E pelo visto, isso é coisa que continua sendo deixada de lado... Talvez porque uma Escada Magirus não dê votos.
Outra coisa: os “canais competentes” devem se debruçar sobre essa questão, antes que seja tarde de mais. Antes que a tristeza e o luto tomem conta da coletividade por conta desse indesejável descaso para com o Corpo de Bombeiro Militar de Dourados, que possui pessoal bem treinado e preparado para cumprir com o seu mister profissional, mas de nada adiantará isso, se eles não tiverem os equipamentos indispensáveis a debelação de um incêndio de grandes proporções. E um caminhão com uma Escada Magirus, portanto, é algo indispensável para situações dessa natureza.
Daí a pergunta que não quer calar: um caminhão de combate a incêndio com uma Escada Magirus é muito caro?
É óbvio que sim. É o que se pode responder imediatamente. Porém, qual é o valor de uma VIDA HUMANA? Ou muitas vidas humanas, principalmente se estas forem de inocentes?
É disso que estou falando. Não dar mais para aceitar esse descaso com o Corpo de Bombeiro Militar, e muito menos com a população Douradense, assim como, com a população dos municípios do nosso redor. O governo federal, o governo estadual, o governo municipal e o empresariado devem se unir para resolver essa questão que é algo prioritário para a coletividade, ou seja, entregar aos HOMENS DO FOGO, o mais urgente possível, um caminhão equipado com uma moderna Escada Magirus.
Chega de protelações. Chega de empurra-empurra. Chega de enrolação. Chega de desculpas esfarrapadas em relação ao assunto. A colocação está sendo feita em prol do bem estar geral da coletividade. Aliás, está faltando que algum político de visão também encampe está idéia. Também pelo fato que o equipamento mencionado pode ser comprado através de pagamento parcelado.

Nenhum comentário: