24 janeiro 2012

Dourados- Seção dos Bombeiros esta sem Viatura

 O descaso do Governo de Mato Grosso do Sul, com a vida e os bens dos cidadãos esta cada vez mais explícita, agora como não bastasse a segunda maior cidade do estado “Dourados”, não ter uma viatura com escada mecânica para socorrer as vitimas de incêndio em construção com mais de três pavimentos (andares),agora toda uma parte da cidade esta “correndo risco de morte”, e ou de perder seus bens.
A mais de 20 dias a “Seção dos Bombeiros” que atende quase 80.000 habitantes as regiões 1,2 3 e parte da 4; região 01-(Pq. Das Nações ll e mais 10 bairros), região 2-(Vila Industrial e mais 15 bairros) onde esta a Policia Militar e 
o PAM de atendimento medico 24Hs entre outros,regiões 03-(Canaã lll e mais 11 bairros), e parte da região 04 (grande Água Boa).
A mencionada “Unidade dos Bombeiros” esta com o plantão pasmem de apenas 01 (um) Bombeiro Militar, isso mesmo 1 Bombeiro que tem a mera função de guarda  para proteger o prédio e os precários equipamentos ali existentes.
Eu mora moro nesta parte da cidade que esta desprotegida e estou preocupado, já avisei meus vizinhos e amigos por perto que caso haja demora na “prestação de socorro” a culpa não é dos Bombeiros Militares mas da incompetência do poder publico do estado de Mato Grosso do Sul na pessoa do Governador André Puccinelli e sua vice que esta respondendo por ele enquanto ele passeia com sua família.

ADILSON DOMINGOS-BM 
_____________________________

Veja a Matéria de 01 Março 2011

Risco de morte p/ moradores de edificação de mais de 3 (três) andares em Dourados.

O Corpo de Bombeiros não tem equipamento adequado para combater incêndios de grandes e médias proporções em edifício em Dourados ,foi o que me confidenciou um Oficial.
O aumento de construção de edificações com mais de 3(três) pavimentos é crescente em nosso município como se pode notar, mas e quanto a segurança dos mesmos o que dizer.
É sabido que tosos prédios tem uma reserva estratégica de agua para uso em caso de incêndio, mas o que se vê é a utilização para o uso domestico dessa reserva estratégica.
As mangueiras em sua maioria estão com sua validade vencidas ou furadas devido o mau uso, extintores também, isso sem contar que a grande maioria dos moradores ou trabalhadores desses imóveis não estão preparados para conter um incêndio em edifício.
A coisa, portanto, é mais grave do que se possa imaginar. Está em jogo o grande risco de se ter que chorar além de grandes prejuízos materiais, a perda de vidas de inocentes.
Sim. Porque os sinistros de incêndio podem ocorrer por vários motivos, descargas elétricas da natureza, por curto-circuito (nas edificações ou na rede elétrica), por falha humana, negligência e imperícia, também.
É óbvio que ninguém deseja ver um estabelecimento comercial ou residencial, - estejam eles onde estiverem -, ardendo em chamas e seus moradores em pânico total, como já se viu acontecer em tantas e tantas cidades brasileiras.
Porém, é melhor prevenir do que remediar.
Entende-se assim, sobre Porto Velho, porque se ocorrer um incêndio em algum prédio com mais de quatro pavimentos e as pessoas ficarem isoladas na parte superior da edificação, se estará diante de uma catástrofe de proporções incalculáveis. Ou não?
É que o Corpo de Bombeiros não possui um caminhão equipado com Escada Magirus. E pelo visto, isso é coisa que continua sendo deixada de lado... Talvez porque uma Escada Magirus não dê votos.
Outra coisa: os “canais competentes” devem se debruçar sobre essa questão, antes que seja tarde de mais. Antes que a tristeza e o luto tomem conta da coletividade por conta desse indesejável descaso para com o Corpo de Bombeiro Militar de Dourados, que possui pessoal bem treinado e preparado para cumprir com o seu mister profissional, mas de nada adiantará isso, se eles não tiverem os equipamentos indispensáveis a debelação de um incêndio de grandes proporções. E um caminhão com uma Escada Magirus, portanto, é algo indispensável para situações dessa natureza.
Daí a pergunta que não quer calar: um caminhão de combate a incêndio com uma Escada Magirus é muito caro?
É óbvio que sim. É o que se pode responder imediatamente. Porém, qual é o valor de uma VIDA HUMANA? Ou muitas vidas humanas, principalmente se estas forem de inocentes?
É disso que estou falando. Não dar mais para aceitar esse descaso com o Corpo de Bombeiro Militar, e muito menos com a população Douradense, assim como, com a população dos municípios do nosso redor. O governo federal, o governo estadual, o governo municipal e o empresariado devem se unir para resolver essa questão que é algo prioritário para a coletividade, ou seja, entregar aos HOMENS DO FOGO, o mais urgente possível, um caminhão equipado com uma moderna Escada Magirus.
Chega de protelações. Chega de empurra-empurra. Chega de enrolação. Chega de desculpas esfarrapadas em relação ao assunto. A colocação está sendo feita em prol do bem estar geral da coletividade. Aliás, está faltando que algum político de visão também encampe está idéia. Também pelo fato que o equipamento mencionado pode ser comprado através de pagamento parcelado.

ADILSON DOMINGOS-BM

Nenhum comentário: