18 maio 2011

Jornalista sofre assédio policial após publicar vídeo com denúncias contra o governo do MS

"A censura é o imposto da inveja sobre o mérito." (Laurence Sterne)
 “Somos em geral demasiadamente prontos para a censura, e demasiadamente tardos para o louvor: o nosso amor-próprio parece exaltar-se com a censura que fazemos, e humilhar-se com o louvor que damos.” (Marquês de Maricá)

O jornalista Valdir Cardoso, responsável pelo site O Jornal MS, denunciou a forma como foi cumprida uma ordem judicial para retirar do ar vídeo que apontava um suposto esquema de corrupção envolvendo integrantes do governo do Mato Grosso do Sul (MS), informou o jornal eletrônico Midiamax. Segundo Cardoso, policiais que acompanhavam dois advogados do Secretário da Casa Civil Osmar Jerônimo, citado na gravação, e um oficial de justiça foram à sua casa na noite de sexta-feira, 6 de maio, fortemente armados.
Em nota, o jornalista explicou que os policiais passaram por residências vizinhas até encontrar sua casa, por volta de 21h15. Poucos minutos antes, eles estiveram na casa do seu irmão, de 71 anos, que chegou a passar mal com a esposa após a abordagem truculenta do grupo. Cardoso afirmou que vai buscar reparação judicial pelo episódio.
O vídeo, com a denúncia de um suposto esquema de favorecimento na distribuição de casas populares envolvendo o secretário do governador André Puccinelli e um vereador do PMDB, foi retirado do ar logo após a entrega da intimação, de acordo com o Midiamax.
O governo de Puccinelli já esteve envolvido em outros casos de assédio e censura à imprensa. Em setembro do ano passado, um jornal distribuído em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, foi confiscado pela polícia por conter críticas ao governador. No início deste ano, o Midiamax acusou o mesmo governo de censura.

Blogueiro brasileiro usa as redes sociais para driblar censura



O jornalista Esmael Morais, cujo blog foi censurado por determinação judicial a pedido do governador do estado do Paraná, Beto Richa (PSDB), lançou nesta segunda-feira, 16 de maio, uma coluna diária que será distribuída pelas redes sociais, informou o Blog do Miro.
Segundo Morais, a coluna estará disponível para reprodução e deverá ser publicada em vários blogs, jornais e portais do país, o que dificultará a censura ao conteúdo. Os interessados poderão receber os textos por email (esmaelmorais@hotmail.com) ou acessá-los pelos perfis do jornalista no Twitter e no Facebook.
“A nova coluna nascerá sob o signo da luta pela liberdade de expressão e contra a censura imposta ao blog”, explicou Morais em seu twitter.
No primeiro texto, entitulado “A era das trevas”, o jornalista critica a “judicialização da censura" e afirma que existe em curso no país uma tentativa de calar a blogosfera. “Creio que se não houver uma reação em rede regressaremos à era das trevas, onde será proibida a livre manifestação de pensamento”, destacou.
A mesma crítica já foi feita por entidades internacionais, que apontaram os tribunais como instrumentos de censura e as ações judiciais contra jornalistas como um dos principais entraves à liberdade de imprensa no país.

Nenhum comentário: