01 dezembro 2011

Governo de MS/André Puccnelli-PMDB coloca em risco a Vida da População

Descaso do Estado deixa bombeiros sem condições de trabalho

Clique na Imagem para ampliá-la Sem viatura, bombeiros são obrigados a transportar pacientes na cabine de caminhão em Amambai. 
 (Fotos: Robson Fritzen e Vilson Nascimento)








Vilson Nascimento
Sem UR (Unidade de Resgate) há mais de meio ano e com a UTIM (Unidade de Atendimento Intensivo Móvel) recolhida à capital do estado, Campo Grande, para reparos, desde a semana passada o Corpo de Bombeiros de Amambai está sem viatura e se vê obrigado a transportar vítimas em um caminhão tanque, que normalmente só seria utilizado para combater incêndio.
Quando a velha e problemática UTIM foi destinada à capital para manutenção, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul destinou outra viatura do mesmo modelo para ser empregada temporariamente em Amambai, mas a viatura já chegou ao município “baixada”, ou seja, sem condições de uso, já que apresentava vazamento de óleo e de água e inclusive uma porta acabou caindo na primeira vez que foi aberta.
Enquanto o descaso do Governo do Estado em relação à falta de condições de trabalho do Corpo de Bombeiros permanece, Amambai e mais cinco municípios da região que são assistidos pelo 2º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros, Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia e Aral Moreira que somados tem uma população estimada em mais de 92 mil habitantes, ficam a mercê da sorte.
O vídeo à seguir mostra as condições sub-humanas que vítimas são transportadas em cabinas de caminhões e as dificuldades enfrentadas pelos bombeiros do 2º Sub-Grupamento que mesmo diante de toda a adversidade, atendem as ocorrências e não medem esforços para prestar socorro à população.
Veja o vídeo: (imagem: Vilson Nascimento)


Unidade de resgate não é o único problema
A falta de uma viatura adequada para socorrer vítimas não é o único problema enfrentado pelo Corpo de Bombeiros em Amambai.
Praticamente todas as viaturas existentes, inclusive o ABT (Auto Bomba Tanque), única viatura da subunidade em funcionamento atualmente e que está sendo utilizado para transportar vítimas, está em péssimo estado de conservação e não suporta deslocamentos a grandes distâncias apesar do 2º Sub-Grupamento atender rodovias e municípios em um raio de 120 quilômetros da sede.
Também falta efetivo e o único “desencarcerador”, equipamento utilizado para remover vítimas de acidentes das ferragens, não funciona.
A subunidade também não dispõe de equipamentos adequados para combate à incêndios e praticamente nada para resgate em água.
Apesar do forte calor e os riscos de ocorrências relacionadas à água, entre elas afogamentos, aumentarem, a unidade do Corpo de Bombeiros de Amambai não conta com nenhum equipamento para resgate em situações dessa natureza.
Quando ocorre um afogamento em Amambai ou em municípios da região, uma equipe tem que se deslocar de Ponta Porã para prestar atendimento.


Fonte: A Gazeta News

Nenhum comentário: